1. O que é Streaming?
Streaming é a transferência de dados (normalmente áudio e vídeo) de forma contínua através da Internet, em vez de transferir um único pacote grande para executar posteriormente. Esta tecnologia permite que o conteúdo fique acessível de imediato já que o usuário executa o conteúdo no momento em que ele chega. Normalmente chama-se a este processo transmissão de áudio (rádio) ou áudio e vídeo (tv, ou televisão) online ou ao vivo. Para receber este tipo de conteúdo, é necessário que o usuário tenha o plug-in específico para a aplicação streaming, como Windows Media Player.
2. Quais são as modalidades de transmissão Streaming?
A WTV pode transmitir conteúdo Streaming em duas modalidades: Ao Vivo (Live) ou Gravado (On Demand). Live Streaming é a transmissão ao vivo do seu programa de rádio, de televisão, ou apresentação, curso ou treinamento, diretamente pela Internet a partir do local do evento ou do nosso estúdio. On Demand Streaming é o armazenamento no servidor de arquivos de áudio e vídeo compactados, para download posterior por parte do usuário, ou transmissão diretamente de equipamento de reprodução de VHSC, DVD ou Mini DV, instalado no seu estúdio ou no estúdio da WTV.
3. Como é produzido o conteúdo para ser transmitido por Streaming?
Através de um codificador (encoder) que será instalado no seu computador. Depois, dependendo de como codifica o áudio ou o vídeo, obterá um produto com melhor resolução, execução constante, maior fidelidade, e proporcionará ao seu público uma melhor experiência multimídia. O áudio e/ou o vídeo são codificados em bit rates que vão de 20Kbps até 2Mbps. A WTV pode ajudá-lo a determinar a taxa de codificação mais adequada ao seu público-alvo.
4. Posso ter uma rádio ou televisão pela Internet?
Sim. As tvs e rádios exclusivamente online estão se tornando um sucesso em todo o mundo. A partir de sua casa (TV Home) ou de sua empresa (TV Corporativa) você pode criar uma rádio ou televisão online chegando a pessoas e países que, de outra forma, nunca chegaria.
5. Como meu público vai ver ou ouvir o conteúdo que estou transmitindo?
Receberá um endereço (IP) para onde deverá assistir a transmissão de evento ao vivo ou da sua rádio/televisão online. Esse endereço é dos nossos servidores que emitirão o seu sinal para toda a Internet para que possa ser visto nos computadores dos utilizadores/visitantes. Esse endereço pode ser publicado em seu site ou em email convite ao seu público alvo.
6. Como funciona a transmissão de eventos pela Internet?
Você receberá um endereço (IP) para onde deverá enviar a transmissão de evento ao vivo ou da sua rádio/televisão online para que possa ser visto nos computadores dos espectadores/visitantes em todo o mundo. Bastará instalar o codificador (encoder) grátis no seu computador, e enviar o seu sinal para esse IP. O sinal de áudio e/ou vídeo será capturado por um dos servidores de Streaming da WTV ficando disponível na Internet em todo o mundo. Para esta operação é necessário que no local do evento, ou nas suas instalações, exista uma ligação à Internet com, no mínimo, 128 Kbps de banda garantida de upload, para que o roteamento do sinal aos servidores de Streaming da WTV seja realizado. Em caso de dúvida contate a empresa que usa para seu acesso à Internet.
7. Como faço para armazenar conteúdo Streaming?
No caso de conteúdo gravado poderá hospedar seus arquivos de áudio e vídeo nos servidores de Streaming da WTV. Terá uma conta FTP que lhe dará acesso ao diretório de hospedagem do conteúdo. Com isso poderá incluir ou excluir arquivos de sua videoteca digital a qualquer momento.
8. Qual o custo para fazer transmissões Streaming?
A WTV oferece vários planos para viabilizar a sua transmissão de Streaming, conforme seu projeto e o público que quer alcançar. Alguns planos poderão requerer taxas de licença de uso de software, outros, um pagamento mensal pelo uso da estrutura de transmissão via Internet.
9. Qual o equipamento necessário para se fazer uma transmissão ao vivo via Internet?
A WTV aconselha no mínimo o uso de um computador Pentium 4/2.0Ghz, ou equivalente, com mínimo de 512Mb de memória RAM, conexão de rede 10/100Mbps, placa de som 16 bits compatível com WinXP, Windows XP, Windows Media Player 9, Windows Media Encoder 7 ou 9 e placa de captura profissional de streaming. Você poderá enviar o sinal a partir desse computador para os nossos servidores.
10. Qualidade de imagem x acesso
Alguns produtores de rádio ou televisão criticam a qualidade de imagem e som das transmissões Streaming. Apesar de existir cada vez mais qualidade, recordamos que o conceito Streaming não diz respeito necessariamente a qualidade visual, mas sim a grande possibilidade de acesso e a qualidade de aúdio. O ponto principal do Streaming é ser capaz de enviar e receber conteúdo de áudio e vídeo em qualquer parte do mundo, gravado ou ao vivo, com custos extremamente baixos.
11. Quais são os formatos de Streaming existentes atualmente?
Atualmente existem diversos formatos diferentes de Streaming. Os formatos mais populares são Windows Media, Macromedia Flash, Real Media, MP4, QuickTime, MP3, Liquid Audio.
12. Quais são os players de Streaming mais usados?
Os players mais usados para execução de Streaming são Windows Media Player (Microsoft), Flash Player (Adobe Macromedia), Real Player (Real Networks), QuickTime Player (Apple) e Winamp (Null Soft). A WTV trabalha com as tecnologias Windows Media Player da Microsoft e Flash Player da Adobe Macromedia.
13. Qual o melhor formato de Streaming?
Cada formato tem suas vantagens e desvantagens dependendo dos requisitos do seu projeto. Não há um formato único. Para identificar o melhor formato, primeiro você deverá identificar as suas necessidades como o perfil do seu público-alvo, a compatibilidade de players e browsers, os recursos de interatividade, os custos (transferência e armazenamento) e a performance de seu computador. Contate o nosso departamento técnico para saber sobre a melhor solução no seu caso específico.
14. Como a WTV vê o Streaming no futuro?
Apesar das grandes inovações em matéria de integração de sistemas e bases de dados na Internet, entendemos que o Streaming será o próximo grande passo da Web. A experiência multimedia na Web será muito mais poderosa em vendas, informação e educação usando Streaming. Novas linguagens, tecnologias e métodos substituirão os padrões que conhecemos e o vídeo via Streaming deve promover um novo avanço nas áreas de comunicação, design e conteúdos. Isto se conclui quando sabemos que já existe a possibilidade de você implantar uma WTV Home Streaming se desejar, utilizando-a para comunicação pessoal ou profissional. Professores particulares e palestrantes podem realizar cursos e palestras diretamente de suas casas.
15. Posso fazer streaming com uma webcam?
O uso de webcams para transmissão de Streaming é uma opção com menor qualidade de transmissão do que uma câmera analógica ou digital conectada a uma placa de captura profissional. Mas se é esta a opção que escolheu indicamos a WebCam da Microsoft, da Creative Live Motion ou da Linksys, que tem uma boa imagem e captação de cores. Estas Webcans podem ser demonstradas em nosso estúdio em projetos de multiconferência por streaming.
16. Para usar uma câmera de vídeo o que precisarei?
Pode usar praticamente qualquer tipo de câmara de vídeo, desde VHSC DV e MiniDV, basta ter uma interface de captura, que pode ser uma placa ou um equipamento externo conectado ao computador por alguma conexão rápida (USB 2.0 ou FireWire/IEEE 1394/i-Link). As cameras DVDR e MiniDV tornaram-se populares no mercado e normalmente têm uma série de recursos interessantes para quem trabalha com vídeo no computador. Se for uma câmera de vídeo com menos recursos ela precisa ter no mínimo uma saída via cabo RCA. Deste modo pode se usar uma placa de captura que poderá ser fornecida pela WTV.
17. Quantos participantes poderão acessar simultaneamente a uma transmissão por Streaming?
A WTV tem banda disponível de 100Mbps, em cada um de seus servidores de Streaming. Essa largura de banda suporta até 1.000 usuários simultâneos recebendo conteúdo a 100Kbps. Como referimos antes, dependendo de como codifica o áudio e/ou o vídeo, obterá um produto com melhor resolução, execução constante, maior fidelidade, e proporcionará ao seu público uma melhor experiência multimídia. No entanto, quanto melhor for a resolução, cada um dos usuários usará mais largura de banda diminuindo assim o número possível de usuários em determinado momento.
18. Qual a diferença, do ponto de vista dos participantes, ao acessarem ao conteúdo, ao vivo, em relação ao acesso On Demand (gravado)?
Em matéria de visualização do conteúdo, nenhuma. Quanto a interatividade obviamente existem diferenças já que o visitante interage ou não com o apresentador. No caso da apresentação gravada, o visitante vê o vídeo sincronizado com os slides, tem um formulário de contato (envia um e-mail), pode fazer download de arquivos e assiste o conteúdo quantas vezes quiser. Na apresentação ao vivo o visitante vê o conteúdo apenas pelo tempo de duração da transmissão ao vivo e tem ferramentas de interatividade a mais conforme a estrutura do seu projeto (exemplos: slides, chat, mensagens instantâneas para o palestrante, questionários em tempo real, etc.).
19. Qual a largura de banda que preciso ter para transmitir um evento ao vivo?
Transmitindo um conteúdo de áudio/vídeo a 250Kbps,você necessita de uma banda de 500 Kbps de upload GARANTIDA. Lembre-se que nem sempre um operador de banda-larga garante mais de 20% da velocidade do seu link de download, porem para upload, consideramos uma margem segura 50% de sua banda. Se a sua banda de upload for menor que 500 kbps a WTV lhe orientará como configurar o encoder para obter a melhor resolução possível de aúdio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário