Aqueles que são diplomáticos como os artistas plásticos, criativos como os grafiteiros e verdadeiros como os pixadores. Simplificando: os que descruzam os braços! Acreditamos que o maior bem de um povo é sua cultura, e que ele pode se transformar através dela "modernizando o passado", como diria Chico Science. É nessa ótica que realizamos cursos que visam a conscientização sócio-cultural e ecólogica, focando em difundir a cultura de forma geral através da arte de rua, artes plásticas, dança de rua e saídas culturais, sensibilizando as pessoas que passam pelo projeto para que reflitam, adquirindo identidade e senso crítico, proporcionando intercâmbios entre as diferentes comunidades que trabalhamos, nos articulando com agentes culturais de outras comunidades, fortificando mais nossa rede e pontos de cultura nos extremos paulistas, dando foco no Morro Doce, bairro da extrema oeste da capital, aonde são realizados festivais e mostras culturais.
Nosso objetivo é mostrar, orientar e estimular o sentido criativo dos participantes através de atividades de desenho, pintura, graffiti, xilogravura, serigrafia, fotografia, dança de rua, saídas culturais, diálogo e leitura, utilizando destas didáticas para discutir temas mais abrangentes e não só pertinentes ao campo das artes.
Nosso projeto recebeu durante 2 anos (2008 e 2009) fomento pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais - VAI - da Secretaria Municipal de Cultura de SP, trabalhando nos bairros da Lapa e Morro Doce.
COMO ACONTECEM OS CURSOS:Os cursos duram em média de 6 a 8 meses, divididos em módulos: GRAFFITI E ARTES PLÁSTICAS: I-História do Graffiti, debate sobre atitude, pixação e arte, Práticas de desenho e pintura; Graffiti, Estêncil; II–Xilogravura; III-Serigrafia; IV-Exposições.
FOTOGRAFIA: I-História da Fotografia, prática no manuseio de máquinas analógicas e digitais amadoras e profissionais; II-Práticas de laboratório: revelação e ampliação de filmes PB; III-Exposição.
Em ambos os cursos ocorrem sempre atividades externas, painéis de graffiti e saídas culturais para teatro, shows, museus, galerias e reservas ambientais.
COMO PARTICIPAR:Os cursos são gratuitos, o de Graffiti acontece as quartas e o de Fotografia as quintas, a partir das 19:00 horas, no Espaço Cultural Tendal da Lapa - Rua Constança, 72, Lapa, São Paulo - SP. Telefones: 3862-1837 / 3879-0672.
COMO CHEGAR:Qualquer ônibus que saia do Centro sentido zona oeste ou que passe pela Rua Guaicurus serve, é só pedir para descer em frente a subprefeitura Lapa nº 1000. Desse ponto é só seguir em frente e virar na primeira rua à direita, que é a Constança, até o nº 72. Para quem sai dos bairros sentido Centro é só descer no 2º ou 3º ponto da rua Clélia ou Faustolo, e depois descer direto até a rua Guaicurus no endereço acima.
saiba mais sobre o projeto Lixo Arte no Orkut
Nenhum comentário:
Postar um comentário